Notas de Mentoria | As minhas notas de mentoria em formato de newsletter

Vida corrida, centenas de fontes de informação para gerenciar, livros atrasados, posts a fazer, artigos para escrever, dezenas de conversas no WhatsApp para responder, 3.000 e-mails não lidos na caixa de entrada e… tive uma ideia! E se eu fizesse uma newsletter?

Mais uma newsletter sobre inovação?

NÃO! Muita gente boa e muito conteúdo relevante pode ser consumido no LinkedIn se você tiver paciência de limpar seu feed com o conteúdo raso das 5 dicas criadas pelo GPT e publicadas no perfil do “especialista” marketeiro.

Tive paciência e “treinei” o meu algoritmo seguindo gente (e newsletters) com relevância de contéudo e história de vida pra compartilhar coisa boa! Então, não precisamos de mais uma newsletter de inovação!

Aqui você NÃO vai encontrar conteúdo do tipo “Saiba mais sobre o conceito X” ou “7 passos para implementar o conceito Y”. Como disse, tem outras fontes (boas) que entregam isso muito bem!

Essa newsletter é quase um diário de vida de um profissional que trabalha no campo real da inovação há mais de 10 anos. Você não vai encontrar resposta pra tudo aqui (talvez até enconte mais dúvidas, desafios e frustrações reais do que respostas).

Mas é sobre vida real.

Nota: recentemente publiquei um artigo no LinkedIn que aborda um pouco da minha jornada na área de inovação e o que eu aprendi nos últimos 10 anos. O link está aqui.

Fonte dessa newsletter: um caderno (caótico) de anotações

Pensei nessa newsletter como um “diário” de aprendizado próprio compartilhada quinzenalmente. Insights e lições que derivam de conceitos conhecidos e validados que ganham novos significados no mundo real são pouco explorados e se resumem no “mundo das lamentações” quando pessoas que trabalham com inovação se encontram nos eventos por aí.

Aqui, vou tentar trazer à tona essas percepções e o que aprendo mentorando startups do Brasil todo e atuando na gestão de um Centro de Inovação do maior complexo de tratamento oncológico da América Latina, o Harena no Hospital de Amor.

A fonte disso tudo é um caderno bagunçado com anotações, dezenas de notas no Google Keep criadas semanalmente e diversos links favoritados no Google Chrome. Esse é o caderno (caótico) que me ajuda a anotar coisas importantes.

E o sobre o que e quando vou falar?

Os bastidores e mundo real da vida na área de inovação.

Por favor, não espere um conteúdo linear e conceitual para aprender temas de inovação. Vou falar em formato de narrativas reais (ocultarei nomes de empresas e personagens por motivos óbvios) que geraram aprendizados trabalhando com inovação.

Para isso, organizei (por enquanto) três tópico pra servir de guia editorial de cada edição:

  1. Os insights de mentorias com empreendedores de startups: visões e aprendizados não óbvios gerados a partir das discussões com empreendedores em mentorias que realizo semanalmente.
  2. Os bastidores da inovação corporativa: aprendizados obtidos na criação, gestão e condução de iniciativas de inovação dentro de grandes empresas, gerados a partir de experiência própria e conversas com colegas que ocupam cargos de gestão da inovação em grandes empresas.
  3. A carreira na área de inovação: os desafios e as oportunidades para quem já está na área e para profissionais que querem migrar para a promissora (e desafiadora) área de inovação.

E você, vem comigo?

Seja comentando, compartilhando, convidando um colega ou simplesmente corrigindo os meus erros (que certamente acontecerão), será divertido fazer essa newsletter publicamente e ao vivo lá no meu LinkedIn.